sábado, 20 de fevereiro de 2010

Portefólio e avaliação da apresentação oral do relatório

Portefólio e avaliação da apresentação oral do relatório

Para os futuros cientistas que estão neste momento em incubação no 12ºA deixo aqui alguma informação do porquê da minha fixação com os portefólios dos grupos. Neste 2º período serão novamente passados a "pente fino" e têm que reflectir o vosso trabalho. O portefólio constitui uma ferramenta de trabalho importante em qualquer tipo de projecto que se pretenda desenvolver.Para além de ser o "local" apropriado para se guardar toda a informação que se vai reunindo sobre o projecto, permite que em qualquer momento a informação esteja disponível para consulta. O mesmo não acontece muitas vezes com os suportes informáticos, que quando menos se espera e nas alturas mais inconvenientes nos deixam ficar mal... É claro que podem existir portefólios digitais, contudo há sempre vantagens e desvantagens pois a qualquer momento podemos perder a informação. Num projecto de investigação científica, em que decorrem trabalhos experimentais é fundamental que exista sempre um suporte em papel de toda a metodologia utilizada, anotações que surgem no momento da actividade experimental e evidentemente os resultados obtidos. Esta informação deve ser organizada de modo a permitir um fácil acesso à informação. Deixo-vos aqui na apresentação seguinte os parâmetros que considero importantes avaliar num portefólio (já os tinha referido oralmente numa aula no 1º período) assim como os parâmetros de avaliação da apresentação oral do relatório do final do período.

Avaliação 2º Período

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Avaliação de Janeiro concluída

A paragem na actualização do blogue, como vocês podem constatar diariamente, não foi propositada. A azáfama do dia a dia obriga-nos a actualizar outras tarefas que não páram de surgir. Espero agora não ficar tanto tempo em silêncio.

Neste momento todos os grupos receberam a avaliação dos respectivos blogues relativamente ao mês de Janeiro. Já tiveram a oportunidade de analisar a avaliação e de verificarem os aspectos a melhorar, manter e eliminar (poucos).
As avaliações foram bastante positivas o que revela a qualidade do vosso empenho nos vossos projectos. Só lamento que nem sempre as tarefas previstas decorram nos prazos previstos e todo o processo se atrase. De qualquer forma, os projectos estão a avançar a um ritmo e continuem a dar o vosso melhor.
Apesar de nas avaliações dos blogues ter especificado as alterações a fazer, há um conjunto de indicações que devem continuar a ser seguidas por todos:

-investir na criatividade, não tenham medo de arriscar;
-investir na originalidade teórica das postagens, alarguem o círculo de pesquisa para sites internacionais, não tenham medo do inglês;

-investir nas ferramentas digitais disponíveis, inovem na forma de apresentação dos vossos materiais;

-rigor na expressão escrita;

-rigor na abordagem científica;

-não esquecer as definições gerais das postagens: data, autor, fontes bibliográficas, etc...

Continuação de bom trabalho e o mês de Fevereiro já começou há 12 dias...ai, ai...