terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Alterações na avaliação do relatório a apresentar no final do 1º período.

Tal como ficou combinado na aula de 29/11, alterei a tabela apresentada no blogue relativa à avaliação dos parâmetros a avaliar no relatório, pois faltava o material e métodos. Agora está direitinho, verifiquem e mãos à obra.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Avaliação do 1º período

Neste primeiro período a avaliação como já tinha sido previsto na primeira aula de aula de área de projecto, consistirá nas atitudes apresentadas "o saber ser" e nos produtos que têm sido desenvolvidos "o saber fazer". Na tabela abaixo surgem os parâmetros a avaliar assim como a quantificação final de cada um.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Relatório final do 1º período

Estou de volta com algumas novidades quanto à estrutura e critérios de avaliação do relatório final do 1º período como prometi.

Este trabalho vai permitir-vos reunir todo o trabalho que já desenvolveram quer na componente experimental quer na componente teórica, pois muita pesquisa já foi realizada. Neste momento é já possível organizar o caminho que percorreram e perspectivar o que vos falta percorrer para atingirem os objectivos inicialmente traçados. Tenho a certeza que neste momento já todos têm bem presente o trabalho que têm pela frente para concluir o projecto. É exactamente a esquematização de tudo isto que se pretende com este relatório. Reunir tudo, fazer um balanço deste 1º período e perpectivar o que ainda falta fazer. Sem esquecer que terão a excelente oportunidade de explicar aos vossos colegas o que têm andado a fazer.

Para vos facilitar a organização do relatório e ficarem a conhecer os critérios de avaliação do relatório deixo-vos aqui uma tabela com os parâmetros. Na aula poderei esclarecer com maior pormenor cada um deles.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Não perder o rumo...

Apresentação do relatório final do 1º período entre 7 e 11 de Dezembro pelos grupos de trabalho. A apresentação oral do relatório será realizada nas aulas de 7 de Dezembro e 10 de Dezembro. Irei dar algumas orientações para a elaboração do relatório e da apresentação oral.

Registo mensal de postagens no blogue de grupo

A avaliação dos blogues dos grupos está feita e pelo que parece muito positiva. Cada grupo recebeu um documento word com as correcções a fazer. Corrijam por favor o mais rápido possível para avançarem para o mês de Novembro com tudo direitinho.

No mês de Novembro haverá uma alteração quanto à avaliação dos blogues. Haverá uma componente de grupo que diz respeito à manutenção geral do blogue e cuja nota será igual para todos e uma componente individual relativa às postagens que cada elemento coloca. O número de postagens mensal continuará a ser 10, a respectiva distribuição pelos elementos do grupo será decidida por vocês. Cada grupo (na tabela surge o exemplo do grupo 3) irá preencher a seguinte tabela a entregar no dia 29 de Novembro. Bom trabalho.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Algumas novidades...

Após um mês de interrupção na actualização deste blogue, tenho agora mais um tempinho para acomodar mais algumas informações quanto ao trabalho que até agora tem sido desenvolvido pelos quatro grupos de trabalho.

Muito têm trabalhado estes meninos, grande motivação e grandes expectativas para obterem os primeiros resultados palpáveis.
Relembro que as primeiras 10 postagens deveriam ter sido feitas até 29 de Outubro.
Como foi referido na postagem anterior os parâmetros de avaliação dos blogues são os mencionados na tabela, contudo não tinham sido definidas as ponderações de cada parâmetro.

Aqui estão elas.



terça-feira, 29 de setembro de 2009

Actualização dos blogues

Relembro que ficou combinado que cada grupo tem que inserir 10 postagens por mês (no mínimo)

Para se orientarem, os blogues serão avaliados tendo em conta os aspectos mencionados na tabela abaixo. Bom trabalho.

sábado, 26 de setembro de 2009

Número de aulas por período



1º período - 25 aulas
2º período - 23 aulas
3º período - 17 aulas

Como já repararam e devido às festas do Santo Cristo em Maio teremos um 3º período muito pequeno.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Definição dos trabalhos dos grupos


Após muito debate e indecisões ao contrário do que estava à espera, não surgiu nenhum tema geral. Foram propostos temas de interesse muito variável, alguns demasido óbvios e pouco estimulantes, outros motivadores mas infelizmente pouco exequíveis para este nível de ensino.
Assim, e visto que os 4 grupos de trabalho não chegaram a um consenso e têm interesses muito divergentes cada grupo irá desenvolver o seu tema.
Esta opção foi tomada uma vez que Área de Projecto deverá ser desnvolvida pelos alunos e como tal seria frustante trabalhar um ano inteiro num tema com o qual não há empatia. Está certo que do ponto de vista do professor será muito mais difícil a coordenação mas acho que vale a pena ao vermos o entusiasmo de quem vai fazer algo de que gosta.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O difícil é começar...


Dia 14 de Setembro, 8:30, começamos a arregaçar as mangas para um novo ano lectivo que se espera tranquilo mas com grandes frutos.

Iniciamos Área de Projecto sem grandes apresentações pois houve poucas mudanças na turma e já nos conhecemos desde o 10º ano.

Nesta aula esclareceram-se aspectos importantes relacionados com os objectivos e funcionamento da disciplina assim como os critérios de avaliação a seguir.

Foram apresentadas as etapas do desenvolvimento do projecto a seguir ao longo deste ano lectivo e a respectiva calendarização